data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Centenas de fiéis acompanham a programação da 77ª Romaria da Medianeira na manhã deste domingo. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, não foi realizada a tradicional procissão dos devotos a pé. O trajeto que leva a imagem de Nossa Senhora Medianeira da Catedral Metropolitana, na Avenida Rio Branco, até o Santuário da Basílica Medianeira, foi acompanhado por veículos.
A imagem da Mãe Medianeira foi transportada pelo carro do Corpo de Bombeiros e passou pela Rua do Acampamento, Avenida Medianeira, contornou a rótula do Expresso Mercúrio, retornou pela avenida, até chegar ao Parque da Medianeira. A escolta da carreata foi feita pela Coordenadoria Municipal de Trânsito, com o apoio da Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Rodoviária Federal.
VÍDEO: sem possibilidade da Romaria tradicional, a fé está online
Os veículos puderam entrar no parque para visualizar a imagem, mas não eram autorizados a estacionar. Além disso, as pessoas não puderam descer dos veículos.
A Missa Oficial da Romaria foi celebrada com o limite de público de 350 fiéis. Durante a manhã foram distribúidas fichas no entorno da Basílica para quem quisesse participar de forma presencial. O Bispo Dom Cleonir Dalbosco, de Bagé, foi a autoridade religiosa convidada para a cerimônia. O Diário fez a transmissão ao vivo da Missa Oficial.
A venda dos tradicionais doces da Romaria foi mantida dentro do parque do Santuário. O devotos poderão adquirir os produtos presencialmente, desde que cumpram as medidas de distanciamento, com o uso de máscara obrigatório. O almoço também será disponibilizado no parque, mas só poderá ser retirado na modalidade drive-thru.